Bom dia • 22/11/2024
Nos eventos, serão eleitos os delegados e delegadas para a etapa nacional, marcada para dezembro, em Brasília.
As Conferências Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas e Rio de Janeiro tiveram início, nesta segunda-feira (23). O objetivo é avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional nos estados e discutir ações e políticas públicas.
Os participantes também vão discutir a questão no cenário nacional e eleger delegados e delegadas para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá de 11 a 14 de dezembro, em Brasília.
Alagoas
Nos dias 23 e 24 de outubro, a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas reunirá especialistas, gestores e representantes da sociedade civil, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Em setembro, foram realizadas três conferências regionais com a participação de representantes de todos os 102 municípios do estado.
A conferência de Alagoas é promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-AL). A abertura contou com a presença da presidenta do Consea Nacional, Elisabetta Recine.
Rio de Janeiro
Com o tema “Fortalecer o Sisan para a garantia da comida de verdade e um país sem fome”, a conferência do Rio de Janeiro ocorre até quinta-feira (25), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). No primeiro dia da programação, está previsto o lançamento do recém publicado I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio de Janeiro.
Realizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (Consea-RJ) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a abertura do evento teve a participação da assessora do Consea Nacional Priscila Bocchi.
Ainda essa semana, serão realizadas outras 12 conferências estaduais, no Amazonas, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais, Roraima, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.
Conferências estaduais programadas (as datas podem ser alteradas pelos organizadores):
Conferências estaduais já realizadas:
Agenda e outras informações: página da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Fonte: gov.br
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense