Bom dia • 24/11/2024
O programa do hemocentro conta com parcerias dos municípios sergipanos
Para estimular a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza mensalmente o programa de coleta externa. A próxima campanha acontece nesta sexta-feira, 22, das 8h às 15h, na Clínica Renascer, município de Nossa Senhora da Glória, localizado no sertão sergipano.
De acordo com a Gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a parceria entre o Hemocentro e as instituições públicas e privadas visam promover o acesso da população ao serviço.
“Trabalhamos para fidelizar o maior número possível de doadores. As empresas desempenham um papel fundamental nesse cenário, pois elas promovem o acesso de seus públicos ao serviço de doação por meio das coletas externas”, destacou.
Ela acrescentou que o sangue coletado na unidade, atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos hospitais em todo o estado e que o serviço de doação, cumpre normas técnicas regulamentadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Essas normas buscam atender aos cidadãos para que a doação ocorra em segurança. Por isso, a mulher pode doar no intervalo a cada três meses e o homem, em dois meses. Esse período é para o organismo repor as células doadas”, salienta Rozeli.
Condições
Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial, original com foto, válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: www.se.gov.br
Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense