Dicas para votar no segundo turno com tranquilidade
Veja algumas informações antes de sair de casa
Chegou o dia do segundo turno das Eleições 2022. Confira, abaixo, as principais informações antes de sair de casa para votar.
O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h as 17h do horário de Brasília. Alguns estados, devido ao fuso horário diferenciado, começam a votação mais cedo. Veja se o seu estado é um deles e fique de olho na hora de início e de término da votação.Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.
Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Pode apresentar a versão digital da CNH.
Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no Título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.
Quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano pode votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência.
Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE. Tudo bem simples e rápido. Pelo chatbot (assistente virtual), por exemplo, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078
É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.
Após votar, retorne à mesa receptora e pegue com o mesário o celular e o documento de identificação apresentado. Hora de voltar para casa com a certeza de que fez a sua parte para a democracia.
Desta vez, a ordem de votação na urna será: governador, com dois dígitos (onde houver segundo turno para governador); presidente, com dois dígitos (em todo o país) e prefeito, também com dois dígitos (onde houver eleição suplementar).
Lembre-se que se você estiver fora de seu domicílio eleitoral, tem que justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você faltar. Confira como justificar.
Caso receba uma mensagem ou notícia, consulte a página Fato ou Boato ou o chatbot do TSE (no link https://wa.me/556196371078) e confira a informação antes de acreditar nela ou repassar para outra pessoa, para não tumultuar ainda mais clima nos grupos da família e de amigos ou passar vergonha enviando notícias falsas. Você pode denunciar fake news sobre o processo eleitoral, divulgadas pelas redes sociais, por meio do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.
Após votar, não precisa pedir comprovante de votação, pois isso já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência. A certidão de quitação também serve como comprovante e pode ser retirada no Portal do TSE.
Não precisa assinar o caderno de votação, se você for reconhecido por meio de biometria na urna. Mas, se não houver biometria cadastrada ou não reconhecimento da biometria, você terá que assinar o caderno de votação.
#Mundo lamenta morte do primeiro papa sul-americano, Papa Francisco. Após conclave e fumaça branca, nome do novo Papa será conhecido.
#Eleições 2026: bastidores dão conta que disputa para cargo de deputado federal em Simão Dias promete ser acirrada.
#A fatura do resultado das eleições de 2024 deve chegar alta para alguns clãs políticos, mas valores só devem ser nítidos quando as águas de março chegarem!
#Pagamento do 13º salário antecipado do INSS começa nesta segunda-feira.
#Reportagem de Cabrine sobre morte de Genivaldo por agentes da PRF foi ao ar neste domingo na TV RECORD.
10 de abril de 2025 • 19:26
#Relator do Orçamento de 2026 quer discutir o aumento da eficiência do Estado e combater desperdício de recursos públicos.
#Haddad diz que na Fazenda não tem estudo para isenção da conta de luz.
#Censo Escolar 2024: matrículas na educação em tempo integral passaram de 18,2% para 22,9% em 2024.
8 de abril de 2025 • 17:02
#Em respeito ao princípio da recoprocidade, Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália.
#Déficit habitacional brasileiro é o mesmo registrado há mais de cinco décadas, diz Lula
#Projeto que prevê seguro climático para indígenas inclui comunidades rurais tradicionais em caso de perda da produção.