Bom dia • 26/11/2024

3 de agosto de 2022 às 07:01
Sem comentários
Comente agora

Acadêmico: Os cuidados com a gengivite

Autor: Paulo Sergio de Santana Filho

Denomina-se gengivite um tipo de doença periodontal caracterizada pela inflamação das gengivas. A gengivite geralmente é causada pela higienização inadequada dos dentes (escovação incompleta e o não uso de fio dental), o que facilita a proliferação de bactérias no interior da boca, contribuindo para a formação de placa microbiana na região da margem gengival. Quando esta placa permanece nos dentes por mais de 72 horas, ela endurece e transforma-se em tártaro, o que dificulta a sua remoção por uma simples escovação e uso de fio dental (precisa do auxílio do dentista). Umas das consequências desta proliferação bacteriana são gengivas extremamente inflamadas, sensíveis, avermelhadas, que sangram facilmente, ou seja, gengivite. Além disto, se não tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite, um estágio bem mais grave, que leva a perda dos dentes.

Assim,a gengivite não é causada somente pela má higiene bucal. Ela pode ser causada por problemas de saúde como infecções virais, infecções fúngicas, leucemias, diabetes, AIDS, má nutrição, estresse, como também pelo hábito de fumar e como efeito colateral de certos medicamentos. Mulheres durante a gravidez e durante a menopausa também podem desenvolver gengivite.

Principais  sintomas da gengivite são gengivas inchadas que possui coloração avermelhada ou roxa, gengivas extremamente sensíveis e doloridas, sangramento fácil (especialmente durante a escovação ou alimentação). Portanto se a gengivite é diagnosticada precocemente pelo dentista ela pode ser tratada facilmente. Porém, se o indivíduo não tratá-la corretamente e não procurar um dentista a tempo, ela poderá evoluir para periodontite, que é considerada a forma mais grave de saúde bucal e pode incluir a perda óssea e dentária.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem