Bom dia • 18/04/2024

9 de maio de 2018 às 19:01
Sem comentários
Comente agora

Valadares defende aprovação do sistema unificado de segurança pública

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu nesta quarta-feira (9) a aprovação do projeto que cria o Sistema Unificado de Segurança Pública (Susp).
Para ele, a matéria pode conter a violência, uma verdadeira epidemia que tomou conta de todo o Brasil.
Sergipe, segundo ele, é o estado recordista em casos de morte violenta, com 64 crimes para cada grupo de cem mil habitantes em 2016, número seis vezes maior que o tolerado pela Organização Mundial de Saúde.
Valadares destacou que o projeto vai tirar do foco uma atitude meramente repressiva, dando atenção maior aos direitos humanos e à cidadania no enfrentamento da violência.
Ele ainda ressaltou a atuação conjunta dos órgãos de segurança pública de todos os entes da federação; a integração dessas forças; o compartilhamento das informações; a cooperação da inteligência; e a capacitação e valorização dos profissionais.
— Conta o sistema único de segurança pública com a perspectiva de planejamento e de avaliação das políticas de segurança pública. Destaco a determinação de metas de excelência para os diversos órgãos integrantes do Susp. Por exemplo, as polícias civis estaduais e a polícia federal deverão atingir alguns indicadores, entre os quais a elucidação de delitos.
O senador, no entanto, lamentou algumas lacunas da proposta. Na opinião dele, há uma preocupação grande com a mortalidade de jovens, mas pouca com a prevenção da violência contra as mulheres.
O projeto também não faz qualquer menção às vítimas de crime, continuou o senador, ao criticar ainda a falta de abordagem ao trabalho e educação de pessoas presas e o caráter opcional do apoio da União aos demais entes que não tiverem condições de implantar o sistema unificado.

Agência Senado 

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem