Bom dia • 29/03/2024

27 de março de 2018 às 22:54
Sem comentários
Comente agora

Valadares acredita que é preciso reconstruir a crença na dignidade na vida pública

VALADARES_27-03-18_Foto Rafael Nunes

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) fez, nesta terça-feira (27), seu discurso de retorno às atividades depois de quatro meses de licença. Na tribuna, falou sobre o cenário política atual e lembrou da importância do eleitor e do voto.

Valadares explicou que a experiência de acompanhar o momento longe dos ambientes oficiais lhe trouxe convicção de é preciso reconstruir na sociedade a crença na dignidade da vida pública e na política.  “No meu breve cotidiano longe do epicentro dos acontecimentos, vi a crescente decepção do povo por seus representantes. E, por consequência, o preocupante e grave desprezo do eleitor pelo mais elementar fundamento da democracia, o exercício do voto. Por isso, volto a esta Casa com a clareza absoluta de que precisamos urgentemente recuperar a credibilidade da população nos valores democráticos”, disse.

Para o senador, não há saída fora da democracia. “Observo, preocupado, a campanha em que tentam alastrar a defesa da abstenção ou do voto nulo nas próximas eleições. Não podemos compactuar com esse retrocesso”, declarou.

Segundo Valadares, o eleitor não pode ver na anulação do voto ou na ausência nas urnas a resposta para sua decepção. “O voto será a oportunidade de afastar da política aqueles que não a merecem, os maus políticos, aqueles que transformam a candidatura no caminho mais fácil para a obtenção de vantagens pessoais e outros objetivos nada republicanos”, afirmou.

Ele lembrou que o eleitor precisa perceber que é o único capaz de mudar a realidade social e política do país e que é necessário mobilizar o povo brasileiro a ser o juiz do seu destino e dos destinos da Nação.

Quanto a parte do parlamento, Valadares lembrou que é imprescindível continuar aperfeiçoando o já ultrapassado sistema eleitoral. Já que, segundo ele, os avanços foram pequenos, como a tímida cláusula de desempenho, que freia a proliferação de partidos de aluguel e reduz a possibilidade da política do toma lá dá cá para instrumento de governabilidade. “Lamentavelmente, ainda teremos uma eleição ancorada na influência do poder econômico. E se não bastasse, temos pela frente novas preocupações, como a “guerrilha tecnológica”, acrescentou.

Acerca das eleições de 2018, o senador acredita que serão vencedores somente aqueles que conseguirem transmitir credibilidade e capacidade de enfrentar questões como segurança, saúde, educação, emprego e honestidade, serão os escolhidos para os novos desafios que estão por vir.

“Também, terão êxito os comprometidos em levar adiante as reformas que esse país tanto necessita, mas protela. A primeira, a reforma tributária para reequilibrar o peso dos impostos para ricos e pobres. A segunda, a reforma política, que, para nossa frustração, pouco avançou no sentido de mudar costumes e reverter o processo de deslegitimação dos partidos, alimentado pelas distorções do nosso sistema político-partidário, algumas das quais mencionei”, destacou.

Para finalizar, Valadares parafraseou Martin Luther King dizendo: “Povo brasileiro está é a hora certa. É a hora em que você, eleitor, terá a oportunidade de decidir o que é certo. E o certo é votar nos melhores”.

Por Assessoria de Imprensa

Foto: Rafael Nunes

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem