Bom dia • 20/04/2024

21 de outubro de 2017 às 16:57
Sem comentários
Comente agora

Sergipe conta com mais uma Apae em Neópolis

A Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-Se) fundou, na tarde desta última quinta-feira (19), mais um de suas unidades, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Neópolis. A solenidade de fundação e eleição da primeira diretoria executiva e do conselho fiscal aconteceu no auditório do Fórum local na presença da primeira dama do Município e Secretária de Assistência Social e do Trabalho, Maria Cândida Bispo de França, do Gerente da Agência do INSS, Edalmo Rodrigues Sarlo, do Venerável Mestre da Loja Luzes do São Francisco, Anderson Batista Simões, Secretários Municipais, representantes de Igrejas, Associações e Clubes de Serviços.
 
A solenidade foi aberta pelo presidente da Feapaes/Se, Carlos Mariz, que na ocasião também presidiu a assembleia de fundação, aprovação estatutária, eleição e posse da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Administração APAE Neópolis. Em seu pronunciamento de abertura, Carlos Mariz destacou o compromisso, o desprendimento e o amor à causa da pessoa com deficiência de todos os novos membros que compõem a diretoria, ressaltando ainda que o trabalho é árduo, porém, gratificante.
 
“A Federação das Apaes, diante da necessidade de expandir suas ações para o Baixo São Francisco, atrelado à enorme demanda que se encontra reprimida no município de Neópolis e região decidiu, após alguns levantamentos e estudos de viabilidade, fundar uma de nossas unidades aqui na expectativa de oferecer nossa experiência, nossas ações na defesa de direitos e garantias por uma assistência à saúde, educação e social de qualidade voltadas para a pessoa com deficiência”, ressaltou Carlos Mariz, reforçando que a Apae Neópolis não está sendo criada para substituir o poder público em suas atribuições e, sim, para ser um parceiro da administração pública municipal.
 
Ao final do pronunciamento, o presidente da Federação agradeceu ao apoio que a Apae Neópolis está recebendo da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Luiz Melo de França que, como médico Pós-Graduado em Saúde Pública, se mostrou bastante sensível à causa apaeana e à pessoa com deficiência do município. Agradeceu também ao apoio da Loja Maçônica Luzes do São Francisco sem a qual seria muito difícil arregimentar pessoas dedicadas, responsáveis, éticas e, acima de tudo, comprometida com as causas sociais do município para compor a administração da Apae.
 
Com a palavra, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cândida Bispo de França, que na solenidade representava o prefeito de Neópolis, destacou a importância da Apae em seu município, destacou a criação da Apae. “Nosso município possui um número de pessoas com necessidades especiais que precisam de uma atenção diferenciada, por isso, a Apae vindo para cá é para nós um conforto muito grande, porque a gente sabe da história da Apae e das pessoas que estão compondo essa unidade aqui em Neópolis”, disse a Primeira Dama.
 
Emocionada, ela demonstrou ainda sua gratidão por poder contar com o apoio da Apae nas ações voltadas para a pessoa com deficiência no município. “Agradecidos estamos nós, porque estamos cuidando da população que mais necessita, dentre outras coisas, da educação e da saúde através dessa somação de esforços entre a prefeitura, a Apae Neópolis, igrejas, associações, Maçonaria e Rotary Club. Então dou meu abraço fraternal a cada membro, a cada pessoa que compõe a Apae”, afirmou a primeira dama agradecida.
 
Por sua vez, a Secretária Municipal de Saúde, Jairlene Cardoso, parabenizou o presidente eleito da Apae Neópolis, Josemilton Almeida, e a toda a diretoria. “Quero parabenizar o Josemilton por ter abraçado essa causa nobre e que vai ser de grande importância para o município de Neópolis, porque esse é um trabalho magnífico de grande amor, carinho e de boa vontade porque o voluntariado tem que se manifestar para apoiar essa causa”.
 
Segundo a Secretária, a prefeitura será uma parceira da Apae.  “Ficamos muito felizes quando fomos convidadas pela primeira dama a participar da primeira reunião sobre a Apae e, naquele momento, tomamos conhecimento de que estaria vindo um núcleo para o nosso município. Por isso, saibam que seremos parceiros desde já desse trabalho, porque eu conheço o trabalho da Apae, que é um trabalho magnífico e que vem trazer um conforto muito grande aos pais e mães que tem suas crianças com necessidades especiais e que é de uma importância fundamental para o município de Neópolis, ressaltou.
 
Para Josemilton Almeida, presidente eleito da Apae Neópolis, o desafio é muito grande. “Desde em que fomos procurados pela Federação das Apaes com o interesse de fundar uma de suas unidades em nosso município, que abraçamos a ideia e começamos desde aquele momento a nos mobilizar para isso. Hoje a Apae Neópolis é uma realidade e sabemos dos grandes desafios que iremos enfrentar, mas é por uma causa nobre, que é poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida as pessoas com deficiência de Neópolis e região”.
 
Ainda prestigiaram a sessão o Vereador por Neópolis Clebson José dos Santos, e o presidente do Rotary Club Paulo dos Santos.
 
Visita
 
Após a sessão de fundação, os participantes se dirigiram às instalações da futura sede da Apae Neópolis, concedida pela prefeitura para que a unidade começasse efetivamente suas atividades. O Espaço cedido conta com uma recepção, cinco salas e dois banheiros e fica anexo ao centro de fisioterapia do município.
 
“Quando soubemos que a Apae viria para no município e que, antes mesmos de ser presidente da Apae, o Josenilton já havia nos dito que a unidade precisaria de um espaço para iniciar suas atividades não hesitemos e nos comprometemos com esse prédio que era anteriormente cedido a equipe do Samu”, frisou a primeira Dama, Maria Cândida.
​Ascom Apae

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem