Bom dia • 16/04/2024

30 de agosto de 2017 às 15:37
Sem comentários
Comente agora

Luciano Pimentel homenageia a Maçonaria com Lei que cria o Dia do Maçom

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 29 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Sessão Especial com a finalidade de comemorar  a Maçonaria. A propositura é do deputado Luciano Pimentel (PSB), que fez uma retrospectiva sobre a história da maçonaria, que completa 145 anos e destacou a lei de sua autoria aprovada, criando o Dia Estadual do Maçom (20 de agosto).

Deputado Luciano Pimentel durante discurso

“Homenagear a Maçonaria e seus componentes, a pretexto do Dia do Maçom, que se festeja em 20 de agosto, é uma tarefa ao mesmo tempo simples e complexa. Simples, porque os serviços prestados pela organizações maçônicas è democracia, à justiça, à filantropia e aos mais variados campos do conhecimento humano constituem fatos históricos incontornáveis no âmbito da modernidade. E complexa, pois nos impõe uma viagem no tempo e no espaço, que nos levaria facilmente a percorrer, praticamente, todo o planeta, sobretudo o que conhecemos como mundo ocidental”, ressalta Luciano Pimentel.

O autor da propositura disse ainda que o dia 20 de agosto tornou-se um símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro e foi escolhido nacionalmente em 1922, como referência à data em que a Independência do Brasil fora proclamada.

Maçons lotaram plenário e galerias da Alese

“Em Aracaju, a Loja Maçônica Cotinguiba surgiu em 1872, a loja-mater da maçonaria sergipana, hoje com 145 anos de uma história soberana e mais 12 lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, que tem como grão-mestre, Lourival Mariano de Santana, fazendo par perfeito com outra vertente maçônica, representada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, com 15 lojas no Estado”, explica.

“Ao contrário do que muitos possam imaginar, a Maçonaria tem crescido de forma consistente ao longo do século 20, sobretudo a partir da década de 1980, ampliando sensivelmente seu número de lojas e número de adeptos. Os maçons estão presentes em todos o Estados da Federação, em todas as capitais e principais cidades do país com suas atividades filantrópicas. Isso num mundo cada dia mais misantropo e egoísta, tem peso de ouro”, entende.

Atividades

Momento do Hino Nacional

Luciano Pimentel elencou as inúmeras atividades desenvolvidas ao longo da trajetória da Maçonaria. “Podemos destacar a educação de crianças e adultos, apoio a populações vítimas de catpastrofes naturais, ações na área de saúde, proteção a idosos, campanhas de combate ás drogas, entre outras. Apesar do volume e extensão dessas práticas maçônicas, conhecemos muito pouco sobre elas, pois os maçons fazem questão de mantê-las discretamente afastadas do marketing da autopromoção, o que ajuda no fomento aos exageros e as visões simplórias de grandes homens, a exemplo dos sergipanos, o médico Lauro Dantas Hora, o jurista Carvalho Neto, o jornalista e advogado Clodomir Silva, o ortopedista Osvaldo Sousa e o farmacêutico Marcos Ferreira de Jesus, que foi prefeito de Simão Dias, deputado estadual e presidente desta Casa Legislativa, além de deputado federal”, completa.

Construíndo dignidade

Maçons atentos aos discursos

“Homens que, como o esquadro da justiça e o compasso da liberdade, desbastaram as pedras do conhecimento; ergueram torres à virtude e cavaram masmorras aos vícios. Homens que foram e são bem mais que homens; homens que foram e são e sempre serão, sobretudo, maçons cujos exemplos devem ser emulados. A nos, desta Era, restou o exemplo e o ensinamento daqueles que já passaram pelos caminhos da vida e agora contemplam a face do Onipotente Deus. Somos construtores de uma sociedade sustentada pelos pilares da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Um mundo mais justo e perfeito; uma sociedade feita com trabalho e harmonia, pois o futuro está à nossa frente e em nossas mãos”, enfatiza.

Já o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil/Sergipe, Lourival Mariano Santana, afirmou que em Sergipe os maçons não trabalham só com filantropia.

Composição da Mesa

“Recentemente nós tivemos grande participação na Ficha-limpa aprovada no Congresso Nacional, com a participação da Maçonaria, assim como nas 10 medidas contra a corrupção, dando apoio ao Ministério Público Federal. Hoje é um dia especial para nós, o reconhecimento desta Casa no Dia do Maçom, por meio da aprovação de uma lei proposta pelo nosso irmão Primo Leonardo que levou a ideia ao deputado Luciano Pimentel para elaboração de uma lei,sancionada por todos os deputados. Agora passamos a ter uma responsabilidade maior em cumprir com os nossos objetivos”, diz.

A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), que elogiou o trabalho realizado pelos maçons; pelo deputado Luciano Pimentel, os dois grãos-mestres da Maçonaria, Antônio Fontes Freitas, da Academia Maçônica de Letras, o Robson Nascimento Filho, procurador do Estado e o capitão Teixeira, representando a Aeronáutica.

Grão-mestre Alberto Jorge recebe a placa

No plenário, além dos deputados Wanderbal Marinho, Garibalde Mendonça, Jairo de Glória, Georgeo Passos, Maria Mendonça, Goretti Reis, Ana Lúcia Vieira, Silvia Fontes e Antônio dos Santos; além da presença de maçons, que também lotaram as galerias.

O presidente Luciano Bispo e o deputado Luciano Pimentel fizeram a entrega de placas em homenagem à Maçonaria.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem