Bom dia • 23/04/2024

14 de agosto de 2017 às 22:55
Sem comentários
Comente agora

Por indicação de Luciano Pimentel, médico Hamilton Maciel recebe Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar

placa_hamilton_cesar-1

Natural de Pão de Açúcar, no Estado de Alagoas, o médico psiquiatra José Hamilton Maciel Silva, 76 anos de vida e há 45 anos residente em Aracaju, foi contemplado na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, com a Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar, concedida pela Assembleia Legislativa sergipana, por indicação do deputado Luciano Pimentel, PSB. O plenário da Alese ficou pequeno para tanta gente, de Sergipe e de Alagoas.

Apesar de ter feito as duas faculdades, de Odontologia e de Medicina, na Universidade Federal de Alagoas, e de só ter fixado residência em Sergipe depois dos 32 anos, desde a infância José Hamilton Maciel Silva tem relações próximas com a Aracaju. “Nosso trato maior era com a capital de Sergipe e não com a de Alagoas. Íamos de Pão de Açúcar a Propriá de navio pelo São Francisco e de Propriá a Aracaju, seguíamos de marinete. Tenho boa memória de criança das praças e parques de Aracaju”, diz Hamilton Maciel.

O deputado Luciano Pimentel considerou a concessão da Comenda a José Hamilton como “a mais justa e a mais acertada possível”. “Quando coube a mim indicar uma figura humana de alta relevância e significado para a vida de Sergipe e dos sergipanos a ser distinguida com uma das mais nobres honrarias desta Casa Legislativa, eu não tive a menor dúvida em pensar e sugerir a pessoa do doutor José Hamilton Maciel Silva”, disse o parlamentar em discurso de saudação.

“Fiz uma rápida leitura de minha memória, repassei minhas lembranças sobre o que eu pessoalmente conhecia do histórico do doutor José Hamilton Maciel Silva e confirmei a mim mesmo: sim, ele é altamente qualificado e credor dessa nossa Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar. Portanto, esta Casa está cometendo neste momento um ato assertivo, justo e muito consequente com este gesto perante o médico José Hamilton Maciel Silva”, reforçou Pimentel.

Luciano Pimentel fez um histórico da vida de José Hamilton Maciel Silva e destacou o lado comprometido dele com um dos ramos mais complexos da Medicina, a psiquiatria. Para o parlamentar, o tratamento psiquiátrico em Sergipe tem um antes e um depois de Zé Hamilton. “Em 1976, ele funda a Clínica Pinel de Sergipe, cujo nome homenageia o médico francês Philippe Pinel, de boas referências na psiquiatria francesa. Irrequieto, Zé Hamilton Maciel, como lhe tratam carinhosamente, funda em 1979 a Clínica de Repouso São Marcelo”, disse Luciano.

“Portanto, há 38 anos Zé Hamilton levanta a bandeira de um ótimo serviço de psiquiatria em Sergipe, pondo por terra velhos dogmas do mundo psiquiátrico que perversamente vigoraram até os anos 70, e que consistiam no enclausuramento dos seres, no distanciamento e separação dos enfermos de suas famílias, na coisificação da pessoa humana, quando na verdade, como coisas nunca deveríamos jamais ser tratados”, complementou.

Luciano Pimentel lembrou o quanto José Hamilton é gregário, associativo, e esteve sempre a serviço da medicina e de quem a ela se deu. “Nestes 45 anos de vida sergipana, José Hamilton Maciel Silva se desdobrou em maçom, membro engajado do Rotary Clube, professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, tomou parte no Conselho Penitenciário de Sergipe, presidiu a Sociedade Médica de Sergipe – Somese – e o Conselho Regional de Medicina, fundou o Grupo Alcóolicos Anônimos, foi secretário de Estado da Saúde de Sergipe entre 1991 e 1992, no segundo Governo de João Alves Filho, e é membro fundador da Academia Sergipana de Medicina e foi um dos seus presidentes”, disse.

“É a esta figura humana, senhor presidente, que já subiu a este púlpito para receber o merecido Título de Cidadão Sergipano, concedido por esta Casa, a quem eu reputo altamente credor dessa nossa Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar. Este é um médico que tem por premissa e mantra, frente aos seus pacientes, “aliviar a dor sempre, curar quando possível, mas nunca deixar de tentar”. Obrigado, meu caríssimo doutor José Hamilton Maciel Silva, por tão bem dignificar esta Comenda da Ordem do Mérito Parlamentar que esta Casa acaba de lhe outorgar. Continua sua boa jornada”, disse o parlamentar. Emocionado, José Hamilton Maciel Silva se disse muito honrado pela distinção com a comenda.

Por Ascom Parlamentar

Foto: César de Oliveira

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem