Bom dia • 16/04/2024

13 de junho de 2017 às 10:12
Sem comentários
Comente agora

SINDIJOR-SE repudia agressão de segurança à jornalista em Itabaiana

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público expressar seu repúdio à agressão sofrida pelo jornalista Daniel Rezende, na madrugada do domingo (11), em Itabaiana, durante a Festa do Caminhoneiro.

Daniel Rezende produzia matérias jornalísticas para a Rádio Xodó FM, quando foi agredido por um segurança que o impediu de adentrar a área reservada aos camarotes, mesmo o profissional portando o crachá de identificação da empresa e uma credencial do evento que lhe dava o direito de circular por toda a área da festa. A ação truculenta do segurança foi contida por um policial militar que interveio, após o jornalista ser empurrado para fora do local. A agressão foi testemunhada por várias pessoas que estavam na festa e lamentaram o despreparo do segurança.

Fundamentado na lei maior que rege a classe jornalística, o SINDIJOR reconhece Daniel Rezende como um profissional respeitado e cumpridor de suas atribuições profissionais, sempre pautado no Código de Ética do Jornalismo. Este ataque é mais um ato grave que demonstra a intolerância e a incapacidade de convivência harmoniosa de determinados setores da sociedade com os jornalistas, bem como fere o direito constitucional da liberdade de imprensa, prejudicando o pleno exercício da profissão.

Diante de mais uma agressão à categoria, o SINDIJOR reforça sua preocupação com a espiral crescente de violência contra jornalistas e estudantes em pleno exercício profissional. Também se solidariza com o jornalista Daniel Rezende, coloca a assessoria jurídica a sua disposição, e exige das autoridades itabaianenses a apuração rigorosa da agressão, com a punição do responsável.

A democracia exige respeito aos profissionais da imprensa, pois não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.

SINDIJOR-SE – Sindicato dos Jornalistas de Sergipe

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem