Bom dia • 29/03/2024

23 de maio de 2016 às 08:23
Sem comentários
Comente agora

Projeto de Valadares que exige medição individual de água em condomínios vai à sanção

 

A norma somente entrará em vigor cinco anos após a publicação da lei
 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), projeto do senador Antonio Carlos Valadares (PLS 441/2011), que obriga os condomínios a instalar medidores individuais de consumo de água. Agora, a proposta segue para a sanção presidencial.

Para Valadares, o consumo hídrico, comumente incluído nas despesas condominiais, partilhadas indistintamente na proporção das respectivas frações ideais, é inadequado e injusto e tende a prejudicar os consumidores mais comedidos e favorecer os mais perdulários. Com a medição individual o consumo de água tende a diminuir em até 25%. Segundo o projeto, a exigência entrará em vigor cinco anos após a publicação da nova lei e valerá somente para os prédios construídos depois desse período.

Câmara

A matéria foi bastante elogiada pelos deputados. O relator na CCJ, deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), ressaltou que já existem leis municipais – em Recife (PE), Piracicaba (SP) e Aracaju (SE), por exemplo – que torna obrigatória a hidrometração.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou que muitas vezes, há alguém que gosta de gastar muita água e quem acaba pagando é o condomínio. Já o deputado Moroni Torgan (DEM-CE) disse que a individualização é essencial para melhorar a gestão da água.

Senado

No Senado Federal, a matéria foi aprovada em 2012 nas Comissões de Meio Ambiente (CMA) e Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem