Bom dia • 29/03/2024

2 de maio de 2016 às 10:09
Sem comentários
Comente agora

Em maio tem início a 1ª etapa da campanha contra a Febre Aftosa

Sergipe está há 21 anos sem Febre Aftosa. O status de área livre da doença é o resultado de um trabalho sistemático desenvolvido pelo serviço de Defesa Animal e Vegetal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em parceria com os criadores sergipanos. E visando manter essa condição, no dia 1º de maio, tem início a primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa.

 A campanha está dividida em duas etapas, maio e novembro, e nelas a intenção é imunizar 1 milhão e 200 mil animais entre bovinos e bubalinos independente da faixa etária do rebanho. Assim, com a campanha desse ano, a empresa pretende superar a média de vacinação de anos anteriores, que vem sendo de 96% do rebanho do Estado, índice esse, aliás, que supera o estipulado pelos órgãos internacionais, e garantir a Sergipe o status de área livre com vacinação.

 Segundo a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, além do avanço de se está a 21 anos sem a incidência da doença, o estado já conquistou outro avanço que foi a condição de, na segunda fase, se vacinar somente animais até dois anos. “E continuaremos avançando até conseguirmos o status de área livre da Febre Aftosa sem vacinação”.

 Salete frisa que a vacinação de bovinos e bubalinos é também impede que a Aftosa entre e atinja outras espécies de animais que são susceptíveis da doença, como suínos, ovinos e caprinos. Além disso, sendo livre da doença, inúmeros benefícios são auferidos pelo Estado, sobretudo, de pode realizar comércio de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal com os demais Estados da federação, bem como para outros países.

Asscom Emdagro

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem