Bom dia • 25/04/2024

7 de abril de 2016 às 15:17
Sem comentários
Comente agora

Emdagro amplia ações da defesa vegetal em Sergipe


Preocupada com iminência da entrada de pragas tipo Greening e Pinta Preta, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), buscando ampliar as ações de defesa vegetal, capacitou 25 técnicos do seu quadro de pessoal para atuarem também como agentes de defesa da empresa. Estiveram presentes no treinamento o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, e do diretor de Assistência Técnica e extensão Rural, Gismário Ferreira Nobre.
 
Na oportunidade, o presidente Jefferson Carvalho detalhou como seria a atuação dos novos capacitados, explicando que todos os técnicos da empresa têm conhecimento para contribuir com as ações da defesa vegetal e garantir ao Estado de Sergipe sua condição de área livre de determinadas pragas. “Com essa atitude estamos fortalecendo não só a área da defesa vegetal, como também a área de Ater, por preparar esses técnicos na identificação de pragas nas lavouras quando do desempenho de suas atividades no campo”, disse Jefferson.
 
Com a ampliação, a Emdagro vai priorizar os municípios da região citrícola, região economicamente estratégica, cujas incidências de pragas poderão causar sérios prejuízos ao Estado de Sergipe. “A preocupação da Emdagro com a possível entrada de pragas, a exemplo do Greening e Pinta Preta, que são pragas terríveis para a citricultura, fez com a empresa ampliasse o número de técnicos para atuarem nas ações de defesa”, explicou o presidente da Emdagro, Jefferson Carvalho. Ainda segundo ele, ao total foram treinados 25 técnico, dos quais 20 são dos escritórios da emdagro da região citrícola e 05 do Baixo São Francisco.
 
Na programação do curso duas palestras foram ministradas a fim de orientar o treinando quanto às várias formas de pragas. A primeira, ministrada pela Coordenadora de Defesa Vegetal da empresa, Aparecida Andrade, versou sobre conceito e metodologia de levantamento e monitoramento de pragas A2. Já a segunda, tratou da praga Ácaro Vermelho das Palmeiras, ministrada pela Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Shênia Santos Silva.
 
No treinamento, também foi discutida as ações de levantamento, objetivando mapear o foco do Ácaro Vermelho das Palmeiras, uma praga recém descoberta no Estado e que plantas de coqueiro, que é aparentemente seu hospedeiro preferencial, assim como outras palmeiras, tais como açaí, buriti, pupunha, palmeira-areca, e também bananeira e plantas ornamentais (heliconiáceas e strelitziáceas).
 
Asscom Emdagro

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem