Bom dia • 19/04/2024

2 de abril de 2016 às 14:54
Sem comentários
Comente agora

Defensoria Pública consegue cirurgia para mulher com infecção grave nos rins

 
Liminar foi deferida em menos de 24 horas e assistida fará cirurgia que custa R$ 60 mil em hospital particular
A história de sofrimento de Raquel Nascimento Santos, 21 anos, que comoveu internautas nas redes sociais, terá um final feliz. Após ter sido internada com infecções graves nos rins e aguardar mais de trinta dias por uma cirurgia em um leito do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), finalmente fará o procedimento cirúrgico denominado Nefrostomia Percutânea Esquerda e Ureterorenolitotripsia mediante ação movida pelo Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.
Segundo nota técnica emitida pelo Huse, Raquel Nascimento é portadora de cálculo renal bilateral, tendo sido internada no último dia 22 de fevereiro, sendo submetida a tratamento paliativo para alívio das dores intensas até o procedimento cirúrgico definitivo.
Ainda, em nota, a superintendente do Huse, Lycia Maria Diniz, declara que foi solicitada a transferência da paciente para os hospitais São José e Cirurgia, mas sem sucesso, sob a alegação de que o aparelho necessário para esse tipo de procedimento só é encontrado nos grandes hospitais privados da Capital.
O caso de Raquel Nascimento comoveu internautas nas redes sociais, despertando o interesse da defensora pública do Piauí, Edvalda, que levou a história de Raquel ao defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine, que imediatamente ingressou com ação para obrigar o município de Aracaju a fazer o procedimento cirúrgico.
“Diante da omissão dos requeridos em transferir a paciente e providenciar a cirurgia, a Defensoria Pública pleiteou, de forma urgente, a efetivação do direito da assistida dado o risco iminente de óbito”, disse Saulo Lamartine.
A juíza da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Christina Machado de Sales, deferiu todos os pedidos da Defensoria Pública e determinou que o município de Aracaju realizasse o procedimento no prazo máximo de três dias.
Tendo em vista o descumprimento por parte do Município de Aracaju, a Defensoria Pública ingressou com pedido de sequestro no valor de R$ 60 mil para custear as despesas da cirurgia no Hospital São Lucas, sendo deferido pela magistrada, que determinou a transferência da quantia para a conta do hospital particular.
 
Ascom DPE

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem