Bom dia • 25/04/2024

24 de fevereiro de 2016 às 23:03
Sem comentários
Comente agora

Valadares crítica atuação da equipe econômica e pede saída política para a crise

valadares_25-16--1

O líder do PSB, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), subiu à tribuna, nesta terça-feira (23), para criticar a condução adotada pela equipe econômica do Governo Dilma. O senador afirmou que os recentes números demonstram que as medidas adotadas não estão contribuindo para a retomada do crescimento. Além disso, defendeu que é preciso pensar em uma saída política, que passa pela introdução de um novo regime político. O senador é autor da Proposta de Emenda à Constituição que institui o parlamentarismo no Brasil.

Ao citar dados sobre a conjuntura econômica, o senador disse que não se trata de uma visão pessimista, desvinculada do mundo real. “O fato concreto é que a economia brasileira se encontra à deriva. Isso, dito por fontes distintas, como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aposta em uma queda de 4% do PIB, enquanto o FMI aposta em uma queda de 3,5%, previsão que se aproxima da maior parte dos analistas Brasileiros”, disse.

Valadares lembrou que esses dados tem uma correspondência direta com o dia a dia do povo brasileiro, que vai ficando mais pobre e sofre com o desemprego, que passará de 10% ainda este ano. “Já existem 9,126 milhões de pessoas sem ocupação no Brasil (IBGE). Um aumento de 41,5% em relação ao mesmo período de 2014. São dois milhões, seiscentos e setenta e seis mil pessoas que ficaram desempregadas só no último período de um ano”, destacou. Segundo o senador, esse cenário desolador revela-se ainda mais preocupante, pois acontece num contexto de inflação alta, que em 2015 foi de 10,67%.

Para o senador, a raiz desses problemas encontra-se numa política econômica que buscou beneficiar-se da alta internacional dos preços das commodities exportadas pelo Brasil, sem se importar com a saúde das contas públicas e com a inflação que hoje corrói o poder de compra do trabalhador. “São equívocos que se desdobram em novos equívocos, que incluem o fato de o Governo ter negado e não ter reconhecido a dimensão da crise, durante o ano eleitoral, para evitar medidas impopulares necessárias, mas que ameaçariam a reeleição”, afirmou.

O senador acredita que é necessário, por parte do Governo e de sua equipe econômica, medidas efetivas que contribuam para a recuperação da credibilidade e retomada do crescimento econômico do país. E, também, é preciso uma mudança no sistema político, para que se encontre uma solução definitiva para que crises institucionais não venham acontecer no país. “É preciso que haja um grande acordo nacional. Pois, a política é que resolve a crise econômica, o desemprego, o combate a corrupção. A democracia exige, então, de todos nós, uma ação efetiva para que saiamos desse buraco e entremos na retomada do desenvolvimento econômico e na paz política para o nosso país”, disse.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem