Bom dia • 29/03/2024

3 de dezembro de 2015 às 15:50
Sem comentários
Comente agora

Senador Valadares discursa em reunião do Diretório Nacional do PSB sobre Crise Institucional e Parlamentarismo

O Senador Antônio Carlos Valadares discursou hoje (03) durante a reunião do Diretório Nacional do PSB, onde enfatizou sobre a crise institucional que segundo ele atingiu o seu ápice com o pedido de impeachment contra a presidente Dilma. O senador  questionou que após “essa fase cruenta” quem garante que no futuro  não haverá uma nova crise, bem como se, não será a hora de pregar o parlamentarismo como saída para o Brasil alcançar a estabilidade institucional.
Veja o discurso na integra:
 
DISCURSO NA REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PSB
Crise Institucional e Parlamentarismo.
I
A crise institucional atingiu o seu ápice com o pedido de impeachment contra a presidente.
Ao tempo em que a investigação será conduzida por uma Comissão de 26 partidos que compõem a Câmara, perguntamos: após ultrapassarmos essa fase cruenta, esse terremoto político, onde não faltam a barganha e a chantagem, quem garante que no futuro não estaremos novamente mergulhados em nova crise? Precisamos ter coragem para tentarmos corrigir dentro da política este sistema podre que se revigora com distorções e permissividades aceitas sem maiores restrições pelo governo e pelo parlamento. O sistema vigente não traz nenhuma confiança e perdeu a credibilidade exigida para aplicar remédios vigorosos, contornar e vencer a crise.
II
Por acaso não será a hora de pregarmos o Parlamentarismo como saída para o Brasil alcançar a estabilidade institucional, paralelamente ao debate em torno da tentativa de destituição da presidente?  Tirar a presidente do poder e entregá-lo a um governo tampão, cujo partido, o PMDB, além de não dispor de unidade, uma vez que é dividido em várias alas, também é um dos causadores da crise atual, não será a solução consensual que buscamos para resolver situação tão grave, uma das mais graves da era republicana.
Como fazer?
III
Devemos intensificar no Parlamento, o debate para a implantação, em observância aos ditames constitucionais, do sistema parlamentarista de governo como alternativa mais condizente para o fortalecimento da democracia e facilitar a resolução das crises políticas, em substituição ao regime presidencialista, um sistema político falido, o qual tem se mostrado ao longo de nossa História como alimentador de governos populistas, personalistas, milagreiros ou salvadores da Pátria, ineficazes, maleáveis à corrupção e alvos de tentativas ou ameaças de golpes de Estado.
A crise política, e a crise econômica se agravam a cada dia, sem o vislumbre de uma solução política satisfatória, permanente, que venha dar estabilidade institucional ao País, e garantir as conquistas sociais e econômicas alcançadas pela luta do povo brasileiro.
Na busca do consenso, temos que envolver neste debate a sociedade civil, e todas as instituições que possam influir na mudança, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, os partidos políticos, a OAB e  os representantes da classe empresarial e dos trabalhadores.
Vamos à Luta, companheiros e companheiras do PSB!
Senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem