Bom dia • 28/03/2024

19 de novembro de 2015 às 06:59
Sem comentários
Comente agora

Em janeiro, Detran passará a exigir uso de simuladores de direção veicular

 
uso de simuladores de direção veicular para formação de condutores será exigido para obtenção e adição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, correspondente a carro
manchete_detran
 

A partir de janeiro de 2016, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) começará a exigir o uso de simuladores de direção veicular para formação de condutores para obtenção e adição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, correspondente a carro. Com isso, os alunos em direção terão aulas práticas também com uso dos simuladores, que será mais uma ferramenta de aprendizagem para facilitar a condução de veículos nas vias públicas.

Para os candidatos a condutores, a medida vem trazer autoconfiança para as aulas de prática veicular, uma vez que o equipamento expõe o candidato a diversas simulações de risco, o que não seria possível em aulas nas ruas. Sem a realização desse processo inicial não será liberada a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular – LADV- para o aluno.

O candidato a primeira CNH deverá ter 20 horas/ aulas em veículo de aprendizagem, sendo 16 com conteúdos do período da manhã e quatro da noite (três aulas podem ser substituídas por simuladores). Já nos equipamentos de simulação são cinco aulas, sendo uma delas de instruções de direção simulando noite. Ao final, o aluno deverá ter, no mínimo, 25 horas/ aula.

Já para a adição da CNH, os condutores deverão ter 15 aulas em veículos de aprendizagem, dos quais três devem ser do período noturno (duas podem ser substituídas pelo simulador). Devem cumprir em simuladores de direção veicular cinco horas/aula, sendo uma de conteúdo noturno, totalizando 20 horas/aula. Essa nova etapa no processo de formação não se aplica às pessoas com deficiência física, cujos veículos são adaptados, e aos que requererem a habilitação até 30 de dezembro, que seguirão as normas anteriores.

Simuladores

Em todo estado, os Centros de Formação de Condutores – CFC – estão montando a sua estrutura para atender a demanda dos candidatos. Existem três modalidades: a autoescola pode dispor dessa ferramenta, a criação de um Centro de Simulação e o uso compartilhado. Todas as opções devem estar credenciadas ao Detran e atender às exigências do Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

Para mais detalhes, o interessado em conhecer o regulamento sobre simuladores deve acessar o portal de autoatendimento, através do site www.detran.se.gov.br, clicar o link ‘Serviços Credenciados’ e optar por ‘CFC- Autoescola’. Nessa guia constará a portaria na íntegra.

 Agencia Sergipe de Notícias

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem