Bom dia • 23/04/2024

7 de outubro de 2015 às 14:55
Sem comentários
Comente agora

Senado apresenta voto de congratulações ao presidente do TCE/SE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, recebeu do Senado Federal voto de congratulações pelas comemorações que a instituição prestou ao centenário do nascimento de Lourival Baptista, ex-governador e criador do TCE. A inserção das congratulações foi uma iniciativa do senador Antonio Carlos Valadares, que também homenageou o governador do Estado, Jackson Barreto.
Além de Valadares, a senadora Maria do Carmo utilizou a tribuna do Senado no dia 6 de outubro para destacar o centenário do nascimento de Lourival Baptista. Ela destacou “a grandeza do homem, do médico e do político, cuja memória nos compete preservar para as próximas gerações de sergipanos e brasileiros”, diz o registro.
Na última sexta-feira, 2 de outubro, o auditório do TCE recebeu solenidade de homenagem a Lourival Baptista do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença em missão oficial do deputado federal, André Moura, que recebeu autorização da presidência da Câmara. Além do deputado, estiveram presentes outras autoridades, como o prefeito de Aracaju João Alves Filho e o senador Antônio Carlos Valadares, e familiares do homenageado.

Confira na íntegra o Voto de Congratulações abaixo:


Voto de Congratulações

“Requerimento Nº 1.075, 2015”
Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, sejam apresentadas congratulações ao Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto de Lima e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Conselheiro Carlos Pinna de Assis, pelas comemorações do Centenário de Lourival Baptista.
Justificação
O povo sergipano rende suas homenagens ao ex-Governador Lourival Baptista, pela passagem do seu centenário.
Além de excelente médico humanista, Dr. Lourival Baptista marcou a sua honrosa trajetória em solo sergipano como um político desenvolvimentista que deixa um legado para as atuais e futuras gerações, governou Sergipe com ênfase no trabalho e no progresso, sendo a ele atribuído o título de “O Realizador”.
Nasceu na Bahia e no ano de 1943, já formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Lourival chegou ao nosso Estado, constituindo família e adotando Sergipe como seu lar.
Exerceu sua profissão em São Cristovão, porém, sua grande vocação política falou mais alto, e no ano de 1947 foi eleito Deputado Estadual e, em seguida Prefeito de São Cristovão.
Conhecido por seu um político de sagacidade e inteligência, no ano de 1959 já logrou, com vocação consagradora, a Câmara de Deputados e, em 1966 assumiu o Governo do Estado de Sergipe.
Conspícuo administrador do erário público manteve-se com inflexível coerência, fiel a seu propósito de promover o desenvolvimento do Estado.
Ele implantou o primeiro Distrito Industrial de Sergipe e iniciou a reforma agrária, com desapropriações rigorosamente pagas pelo Poder Público, ou utilizando terras do Estado, um exímio gestor que marcou seu nome na história de Sergipe com obras marcantes, como a construção do Estádio Lourival Baptista, o ‘Batistão’, e o Edifício Estado de Sergipe.
Candidatou-se ao Senado, venceu, e se reelegeu duas vezes. Na Câmara Alta, seus mandatos foram regidos pela intransigência na defesa de interesses maiores do Estado de Sergipe e pela argúcia no debater, resguardando sempre causas importantes, como sua luta contra o tabagismo, que se tornou uma marca distintiva do seu caráter inconfundível.
Sala das Sessões, em 17 de setembro de 2015
Senador Antonio Carlos Valadares

Matéria: Kleber Santos

http://www.tce.se.gov.br/

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem