Bom dia • 25/04/2024

13 de agosto de 2015 às 06:37
Sem comentários
Comente agora

Valadares Filho quer turismo como direito fundamental do idoso

O projeto que tem como objetivo dar ao turismo o status de direito fundamental do idoso, além de encarregar o Poder Público de fomentar a participação dos idosos na atividade turística, de relatoria do deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), foi aprovado na Comissão de Turismo, da Câmara Federal.
O recente crescimento da expectativa de vida dos brasileiros traz à tona a nova realidade de demandas sociais quanto à percepção do que vem a ser qualidade de vida pela sociedade. “Trata-se do constante prolongamento da expectativa de vida da população. De fato, desde 1980 a expectativa de vida vem crescendo cerca de quatro meses por ano, isso significa que a importância do segmento de turismo focado no público idoso será sempre crescente”, explica o deputado.
Segundo o parlamentar, não há na legislação brasileira, principalmente no Estatuto do Idoso, qualquer menção do direito da terceira idade às atividades turísticas. “Apesar de ser evidente que o grupo formador da terceira idade é crescente, muitas estratégias de segmentação de mercado das empresas ignoram este público. O idoso precisa de mais incentivos e políticas públicas de turismo”.
Segundo pesquisas divulgadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 45% das pessoas acima dos 60 anos sentem falta de serviços e mercadorias adequados. Entre os serviços citados estavam os serviços orientados ao lazer, como bares e restaurantes (9% das citações) e também a atividade de turismo (7% das citações). Ademais a pesquisa ressalta que na faixa de 70 a 75 anos, a sensação de falta de serviço aumenta para 51%.
Outra pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas ‘Data Popular mostra que os rendimentos de pessoas com mais de 60 anos representaram 21% do total de rendimento da população. “Não podemos esquecer que o poder aquisitivo deste grupo social é bastante relevante, a tendência a poupar é menor que a da média da população, favorecendo o consumo de produtos e serviços que aumentem o bem-estar. Não resta dúvida de que devemos nos antecipar às tendências futuras e incentivar o turismo dedicado à terceira idade”, finaliza Valadares Filho.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem