Bom dia • 25/04/2024

16 de junho de 2015 às 15:52
Sem comentários
Comente agora

Hemose fortalece campanha de doação de sangue no período junino

Durante o período junino, a busca por doadores aumenta devido ao uso irregular de fogos de artifícios e acidentes de trânsito
 

Com a proximidade dos festejos juninos, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) intensifica as ações para captação de doadores, coleta e armazenamento de sangue. Durante o período junino, a busca por doadores aumenta devido ao uso irregular de fogos de artifícios e acidentes de trânsito.

A técnica de captação do Hemose, Rozeli Dantas Azevedo Moura, alerta para a carência de doadores neste período do ano. “Com os acidentes ocasionados no mês de junho, a demanda para atender os hospitais do estado aumenta consideravelmente. Por isso, é preciso que as pessoas se conscientizem para doação de sangue”, declara Rozeli, ressaltando a importância dos parceiros que executam ações em prol do hemocentro.

Para alcançar um maior desempenho na captação de doadores, o Hemose desenvolve campanhas que objetivam instruir a população quanto à importância da doação de sangue.  A direção realiza reuniões e palestras com iniciativas públicas e privadas a fim de somar parceiros para o hemocentro.

Grupos fidelizados também são parceiros do Centro de Hemoterapia. De acordo com assessoria de comunicação, são aproximadamente cem grupos, que em determinados períodos realizam mutirões para que o banco de sangue continue atendendo os hospitais.

Vidas por vidas

O Projeto Vidas por Vidas, um dos grupos que articulam ações em prol do Hemose, é uma iniciativa Nacional, desenvolvida pelo grupo de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em Sergipe, os atos acontecem mensalmente com a proposta de contribuir com o hemocentro através do incentivo à doação de sangue e medula óssea. De acordo com a coordenação, a Igreja é o principal parceiro do Hemose, com ações de cunho social, sempre enfatizando os valores de solidariedade, fé e esperança.

Para o coordenador dos Jovens Adventistas, o Pastor Samuel Anjos, é preciso ter compaixão pelo próximo, trazendo toda comunidade sergipana para o ciclo de solidariedade.  “O amor, o exemplo de Cristo é o que nos motiva. A compaixão pelo próximo não pode ser mensurada se não for a prática. Não adianta dizer um eu te amo, mas não demonstrar. Então o ato de doação de sangue é um ato de ajuda, um ato de amor a Cristo. Assim como Jesus Cristo doou a vida pra gente, nós cristãos temos um dever de repartir com o próximo”, declara Samuel.

Galera Sangue Bom

Formado há três anos, por jovens dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju e São Cristóvão, a Galera Sangue Bom é um dos principais colaboradores do hemocentro e vem desenvolvendo ações mensais, como por exemplo, ‘Amigo Sangue Bom’, ‘Páscoa Solidária’ e ‘Natal Solidário’.

“O grupo começou a partir de uma reportagem que assisti na TV, sobre a necessidade da doação de sangue, em seguida reuni alguns amigos da minha comunidade e fomos doar. Na primeira vez conseguimos 20 doadores, na segunda foram mais de 50, desde então nunca paramos, sempre recrutando parceiros e voluntários por meio das redes sociais”, conta o idealizador do grupo Galera Sangue Bom, Francisco Carlos.

A equipe realiza também campanhas distintas, como doação de agasalhos para moradores de rua, e captação de cestas básicas destinadas aos moradores do sertão sergipano.

Atendimento

Com a estimativa de 2.200 coletas por mês, a administração estima que é necessário120 doadores por dia para que o Hemose se mantenha com o banco de sangue satisfatório. No entanto, há uma preocupação em relação a essa demanda, em decorrência das viroses que acontecem em todo estado, as pessoas estão mais inaptas à doação. De acordo com a direção, no começo do mês de abril, por dia, foram registradas 61 doações, uma queda de 50%, em relação aos dias comuns.

O Hemose está situado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h.

Confira aqui orientações básicas para doação e atendimento.

Fonte: Agencia Sergipe

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem