Bom dia • 19/04/2024

12 de junho de 2015 às 10:24
Sem comentários
Comente agora

Hemose celebra Dia Mundial do doador de sangue no sábado

No próximo domingo, dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza neste sábado, 13, a partir das 9 horas da manhã, uma programação especial com acolhimento aos doadores, palestras educativas sobre a importância da doação de sangue, apresentação musical do coral da AACASE e um café nordestino com comidas típicas.
“O gesto dos doadores salva vidas diariamente. Essa homenagem é para agradecer a parceria deles com os usuários da rede hospitalar que fazem uso do sangue ou algum hemocomponentes em seus tratamentos”, destacou a gerente de Ações Estratégicas, assistente social Rozeli Dantas.
Ainda conforme a gerente, a comemoração dará início à campanha Sangue Junino, que tem como tema, “Os Festejos Juninos estão no sangue. A solidariedade também. Doe Sangue”. A ação é destinada a preparação do estoque estratégico de sangue da unidade durante o mês de junho. “Tradicionalmente, esse é um período em que a demanda por sangue aumenta, em função dos atendimentos dos serviços de urgência e emergência dos hospitais”, ressaltou Rozeli.
Como parte da programação, o Hemocentro de Sergipe também irá receber as campanhas do grupo Chicleteiro Sangue Bom e da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Iremos realizar essas ações de lazer para prestar uma homenagem aos doadores, e, assim promover a divulgação do serviço”, conclui.
Para quem quiser participar do Dia Mundial do Doador realizando a doação voluntária de sangue, mas não pode comparecer a festa, o funcionamento regular da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e nos sábados e feriados das 8h às 12h.
Data
O dia 14 de junho foi intitulado o Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004. Na data, também é comemorado o aniversário de Karl Landsteiner, imunologista austríaco, responsável por descobrir o fator Rh e identificar diferenças existentes entre os diversos tipos sanguíneos humanos. Este ano, o tema da campanha da OMS é Thank you for saving my life, – ‘Obrigado por salvar minha vida’.
O quê: Comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue
Quando: 13 de junho, sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Hemocentro de Sergipe, localizado na Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe – Huse
Por: Rosângela Cruz

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem