Bom dia • 28/03/2024

6 de maio de 2015 às 07:58
Sem comentários
Comente agora

Governo de Sergipe já implantou Diário de Classe Eletrônico

O Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, começou nesta terça feira, 5, a ser a escola “piloto” na implantação do Diário de Classe Eletrônico, solicitado pelos docentes, dirigentes e pais de alunos.
 
A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segundo o secretário Jorge Carvalho, é fazer com que a unidade de ensino tenha o controle total da freqüência dos alunos e monitorar sua vida acadêmica em consonância com seus mestres e pais de alunos.
 
“Não se admite que uma escola não consiga mais saber o porquê de um aluno passar oito, dez dias sem ir à aula e o colégio não se pronuncie. Com o diário, haverá o controle e os pais serão avisados em tempo real da freqüência ou não do aluno em sala de aula”, diz Carvalho ao frisar que, com o programa, a Seed pretende ampliar o diálogo com as famílias e reduzir os índices da evasão escolar.
Além do Diário de Classe Eletrônico, a escola foi também contemplada com catraca e um relógio de ponto para os professores e funcionários. A implantação foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado, e pelo diretor da Coordenadoria de Informática da Seed (Codin), Everton Siqueira.
Para Manuel Prado, essa ação vai construir um novo modelo para a rede estadual de ensino. “Essa experiência aqui no Cícero Bezerra vai construir um novo modelo para a rede. Nos próximos meses outras unidades de ensino serão inscritas nesse programa e a ideia é que em um futuro próximo a gente possa universalizar esse modelo de gestão na escola”, disse.
 
A expansão desta ferramenta para outras unidades de ensino também foi confirmada por Everton Siqueira. “Essa ferramenta é pioneira no estado, na área das escolas públicas estaduais e municipais também, e é a primeira de muitas que virão. O governador Jackson Barreto já autorizou o secretário Jorge Carvalho a implementar em muitas outras escolas do estado”, declarou.
 
Novas ferramentas – Diário de Classe Eletrônico, catracas e relógio de ponto. Com essas novas ferramentas, o Colégio Estadual Cícero Bezerra é beneficiado com tecnologia para melhorar o trabalho dos professores e a freqüência dos alunos.
 
Cada estudante receberá um cartão magnético para ter acesso à escola através da catraca. Já os professores e funcionários terão que registrar suas presenças e horários de chegada no relógio de ponto. E a grande novidade é o Diário de Classe Eletrônico, um tablet no qual os professores anotarão digitalmente a frequência dos alunos e registrarão as suas aulas. Os docentes passaram por um treinamento para aprender a manusear o equipamento.
 
Foram distribuídos 42 tablets, um para cada professor. Ao registrar as presenças dos estudantes, toda vez que um aluno tiver três faltas consecutivas, os pais receberão automaticamente uma mensagem no celular avisando que o filho dele não compareceu nesses três dias.
 
A diretora da escola, Nicéia Araújo, destacou que “isso vem viabilizar e melhorar o trabalho dos professores e dos oficiais administrativos.  Os pais dos alunos também terão informações sobre seus filhos, se estão na escola ou não. Então eu vejo isso como de grande importância para a nossa escola”.
 
Importância – Professores, funcionários e alunos se mostraram satisfeitos com as novidades implantadas e destacaram a importância das novas ferramentas tecnológicas na escola.
 
Foi o caso da professora de História, Luana Silva Boamorte. “Esse diário de classe eletrônico vai tornar mais eficiente o acompanhamento da vida escolar que se processa aqui dentro. Vai tornar mais ágil para o professor e mais transparente, porque os pais vão poder acompanhar em casa a freqüência e o rendimentos do aluno”, disse.
 
Já o oficial administrativo André Luís Santos afirmou que “a tecnologia vem melhorar e agilizar o nosso serviço, além de diminuir o uso de materiais impressos, o gasto de papéis, ou seja, só vem a acrescentar melhoria e desenvolvimento a nossa escola”.
 
O aluno Vitor Emanuel disse ter gostado bastante das novidades. “Eu acho bom porque agora teremos mais segurança, vai ficar mais difícil para os alunos que quiserem matar aula, e a freqüência irá aumentar, porque os pais serão avisados quando os estudantes faltarem”, afirmou.
 
Manoel Luiz – A mesma opinião foi compartilhada pelo seu colega, Edney Oliveira Santos. “Essas novas ferramentas vêm para melhorar o ensino, a educação, a nossa frequência e também a dos professores”, disse.
 
Já para a aluna Marina Alcântara, “isso é um avanço muito importante, tanto para o nosso município, quanto para a educação. Essas novas ferramentas estão mostrando que na nossa educação algo melhorou, pois atualmente nenhuma outra escola é favorecida com isso, é nós estamos tendo essa oportunidade”.
 
A próxima escola a ser “piloto” para implantação do Diário Eletrônico de Classe será a Manoel Luiz, em Aracaju, na praça da Bandeira. A Escola foi reinaugurada recentemente pelo governador Jackson Barreto. A previsão é a de que o sistema entre em operação no mês de junho.
Fonte: http://www.seed.se.gov.br/

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem