Bom dia • 19/04/2024

14 de abril de 2015 às 22:02
Sem comentários
Comente agora

Valadares questiona candidatos à diretoria do Bacen sobre reversas internacionais atreladas ao dólar e a condução das operações de câmbio para evitar sonegação

valadares14-04-15

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizou, nesta manhã, sabatina para apreciação dos nomes de Otávio Ribeiro Damaso e de Tony Volpon para a diretoria do Banco Central. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) participou da reunião questionando os sabatinados. As indicações foram aprovadas e serão apreciadas em votação no Plenário.

Na oportunidade, Valadares questionou acerca do cenário econômico mundial. “As medidas econômicas atreladas ao dólar podem levar a uma manipulação por parte dos Estados Unidos, como já ocorreu em 2010, quando o FED liberou U$ 600 bilhões provocando uma desvalorização disfarçada para beneficiar o país. Por conta desse atrelamento ao dólar, as reversas internacionais não poderiam diversificar mais o uso de outras moedas?”, disse.

Segundo Otávio Damaso, a aplicação nas reversas internacionais obedece aos critérios de segurança, liquidez e rentabilidade e essas características são fortes na moeda americana, mas existe a participação de outras moedas. Já Tony Volpon concordou com o senador que, realmente, o dólar tem um lugar demasiadamente forte, mas já se trabalha para diminuir esse poder, com uma política de diversificação de moedas.

O senador, também, falou sobre as operações de câmbio. “A operação Lava-Jato tem desvelado uma série de operações de remessas de recursos ilícitos ao exterior. Da mesma forma, o escândalo recente de contas secretas mantidas por mais de 8 mil brasileiros no HSBC na Suíça, com movimentação em torno de USD 7 bilhões, tem causado preocupação a este Parlamento, por sua ligação com lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos. Há dúvidas quanto à efetividade da política de combate e prevenção à lavagem de dinheiro no País, especialmente para combater remessas ilegais. O que falta para os bancos efetivamente conduzirem operações de câmbio segundo as normas do Bacen, especialmente verificando a capacidade financeira do cliente, o suporte documental e a legalidade da operação?”, indagou.

Para Otávio Damaso, o Brasil tem uma legislação e um arcabouço institucional de prevenção à lavagem de dinheiro extremamente moderno e alinhado com as melhores legislações internacionais, práticas internacionais. O senador Valadares é autor do projeto, que deu origem a Lei 12.683 de 2012, conhecida como nova Lei da Lavagem de Dinheiro, que tornou mais eficiente à persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro no país;

De acordo com Damaso, o que compete ao Bacen é a regulamentação e a supervisão das instituições financeiras e isso tem sido feito de forma adequada. “Ocorre que as instituições financeiras ao cumprirem a regulamentação, dentre outros requisitos que tem verificar e conhecer seu cliente e comunicar às autoridades competentes indícios de irregularidade. É o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que faz essa centralização”, declarou.

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem