Bom dia • 25/04/2024

27 de março de 2015 às 16:15
Sem comentários
Comente agora

“Este é um momento histórico para a Segurança Pública”, diz Jackson ao nomear 34 peritos

O Governo do Estado nomeou na manhã desta sexta-feira, 27, 34 novos servidores da Coordenadoria Geral de Perícia, da Secretaria de Segurança Pública (Cogerp). O governador Jackson Barreto assinou o decreto autorizando a nomeação dos candidatos que haviam sido aprovados a partir do primeiro concurso realizado em Sergipe abrangendo as diversas áreas da Perícia (Médico Legal, Criminalística, Identificação e Análise Criminal e Pesquisa Forense). A solenidade foi realizada na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) e contou com a presença do vice-governador, Belivaldo Chagas, e do secretário da SSP, Mendonça Prado.

Estão sendo investidos R$ 31,7 milhões em projetos já executados, em processo de execução ou a serem executados ainda neste ano.  Os investimentos passam pela construção, reforma e ampliação de unidades da Cogerp, além de aquisição de equipamentos de informática, mobília, produtos utilizados nos laboratórios, veículos, reagentes, equipamentos para a Criminalística, IML e para a montagem de sete laboratórios (DNA e Toxicologia, Perícia Forense, Química Legal, Entomologia, Informática, Fonética e Biologia) que irão funcionar em um novo prédio de 900 m², construído dentro do SergipeTec, vizinho a Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde irá funcionar o Instituto de Análise Criminal e Pesquisa Forense (IAPF).

O governador ressaltou que o ingresso dos novos servidores faz parte do conjunto de investimentos e esforços que tem como propósito maior melhorar a qualidade dos serviços de Segurança Pública, área que está entre as três prioritárias da gestão de Jackson Barreto (as outras duas são Educação e Saúde).

“Estes investimentos tornam a máquina pública mais moderna e eficiente. É um investimento em qualificação e um fato histórico para Cogerp, a nomeação destes servidores aprovados no primeiro concurso público para preenchimento de vagas das carreiras da perícia no estado. A chegada desses novos homens e mulheres, sem dúvida alguma, dará uma grande contribuição na elucidação de crimes e para o fortalecimento de todo o processo de segurança, contribuindo para melhorar e aperfeiçoar, do ponto de vista jurídico, todo processamento que é feito na SSP através dos inquéritos para a Justiça. Estamos trabalhando para possibilitar o que há de melhor nesta área, no país”, afirmou Jackson Barreto.

Com essa ação, o governo  quase triplica o quantitativo de servidores dos Institutos que compõem a Cogerp. Os 34 novos servidores convocados, aprovados no concurso realizado no primeiro semestre de 2014, irão desenvolver suas funções nos Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF). A ampliação dos quadros de pessoal vai fortalecer a perícia criminal, a produção de provas no inquérito policial e subsidiar a Justiça com provas científicas. Foram nomeados dez Peritos Criminalísticos, cinco Peritos Médico-Legal, um Perito Odonto-Legal, dez Papiloscopistas e oito Agentes Técnico de Necropsia.

Para o secretário Mendonça Prado a expectativa é que os novos profissionais ajudem a garantir a elucidação dos crimes para garantir os subsídios necessários para que a Justiça realize seu papel. “A Perícia, historicamente, é um dos segmentos mais importantes na Segurança Pública, que torna mais robustas as provas que incriminam aqueles que infringem as leis. O Governo vem trabalhando muito para possibilitar fortes investimentos para a Segurança Pública do Estado, para levar maior segurança a todos os sergipanos”, explicou Mendonça Prado.

Formação

Os profissionais contratados passaram por um treinamento especializado na Acadepol. O curso de formação foi de 240 horas/aula, em 45 dias de treinamento em regime integral.

O novo papiloscopista da Cogerp, nomeado na solenidade de hoje, Pablo Nascimento, falou em nome dos empossados e disse da realização de um sonho que reflete na qualidade da segurança do povo sergipano. “Este ato histórico que concretiza um marco da Segurança Pública do Estado, que foi o primeiro Concurso de Carreiras da Perícia de Sergipe, é a realização de um sonho para todos nós que estamos aqui. O entusiasmo que demonstramos aqui hoje, iremos levar para cada plantão de trabalho. Queremos nos tornar uma das melhores perícia deste país, se não a melhor, para unir forças com os demais servidores da SSP e garantir a segurança dos sergipanos. Este gesto, hoje, do Estado concretiza uma ação do governo que mais fez e faz pela Segurança Pública de Sergipe”, disse Pablo Nascimento.

Homenagens

A SSP aproveitou o evento também para homenagear o coordenador Geral de Perícias e os diretores dos Institutos que integram Cogerp, pelos serviços prestados à Coordenadoria. Foram homenageados o coordenador Geral de Perícia, Adelino Costa Lisboa; a diretora do Instituto de  Análises e Pesquisas Forenses, Maria Auxiliadora Gomes Bittencourt; o diretor do Instituto de Criminalística, Moisés de Oliveira Chagas; o diretor do Instituto Médico Legal, José Raimundo de Melo; e o diretor do Instituto de Identificação, Everett Ferreira da Silva.

A Cogerp tem por finalidade a realização das perícias médico-legais e criminalísticas, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de atuação. A Cogerp dispõe hoje de nove peritos criminalistas, três papiloscopistas, quatro agentes de necropsia e cinco médico-legistas.

A nomeação dos novos servidores marca a história da Segurança Pública de Sergipe pelo ineditismo do concurso. Nunca houve concurso para as áreas de perito criminalístico, agente técnico de necropsia e papiloscopista. A Cogerp registrou apenas um concurso público para médico legista há mais de 20 anos. O Concurso introduziu ainda a carreira de Perito Odonto-Legal que não existia nos quadros e passará a contar com um profissional.

Presenças

Acompanharam a solenidade o secretário de Governo, Benedito Figueiredo; o secretário de Planejamento, João Augusto Gama; o secretário de Comunicação, Sales Neto; o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes; a superintendente executiva da SSP, advogada Rosenice Figueiredo; presidente da OAB, Carlos Augusto; comandante do Corpo  de Bombeiros, Regnaldo Dórea e o delegado geral da Polícia Civil, Everton Santos, além de policiais militares, civis, assessores e público em geral.

 Da Agência Sergipe de Notícias

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem