Bom dia • 19/04/2024

14 de janeiro de 2015 às 13:16
Sem comentários
Comente agora

Brigada Itinerante e Carro Fumacê:importantes na prevenção da Dengue

A Brigada Itinerante é considerada a tropa de elite da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no combate à Dengue e à Febre Chikungunya. É um contingente de agentes de endemias Estaduais que é disponibilizado para os municípios para reforçar o trabalho dos agentes municipais. Atualmente, os agentes estão em São Cristovão e, este mês, ainda passarão por Simão Dias, Nossa Senhora da Glória, Campo do Brito e Itabi.
“A principal função é visitar os imóveis para buscar e destruir os criadouros dos mosquitos da Dengue e da Febre Chikungunya. Além disso, os próprios agentes fazem um trabalho de orientação da população durante a visita aos imóveis e também são realizadas ações educativas nas escolas da rede pública com informações sobre as doenças”, explica Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.

Em 2014, a Brigada Itinerante visitou 40 municípios. Nesses municípios, foram 108.222 imóveis trabalhados, 33.359 depósitos de água tratados com larvicida, 139.500 depósitos destruídos, além de mais de duas toneladas de larvicida utilizadas. As ações educativas foram realizadas em 164 escolas e alcançaram 37.882 alunos.

O Carro Fumacê é outro aliado, que é enviado ao local mediante avaliação. “O Carro Fumacê é utilizado nos municípios que têm grandes populações das espécies Aedes. A partir do dia 19 deste mês os veículos começarão a atuar em Neópolis, município do Baixo São Francisco sergipano, onde a situação é considerada emergencial”, esclarece a coordenadora.

Da Agência Sergipe de Noticias

Por: Jornal Simãodiense jornalsimaodiense

BANNER_HOME- NOTICIAS-VENDE

Comentários

Seja o primeiro a enviar uma mensagem